A Cáritas Brasileira Regional Paraná realizou nos dias 25 e 26 de fevereiro seu encontro de Planejamento Operacional Anual 2013 (POA 2013). O POA 2013 aconteceu na cidade de Apucarana/PR e contou com a presença de oito entidades membros (Cáritas diocesanas), Conselho gestor, Secretário Executivo, uma diocese que esta iniciando a implantação da Cáritas diocesana e a participação da assessora Maria Cristina do Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira.

Como ressaltou Érica Francine Pilarski Clarindo, agente Cáritas da Diocese de Ponta Grossa, presente no POA 2013: “O Planejamento foi importante para as Cáritas Diocesanas e para o regional, pois foi um momento de troca de experiências e fortalecimento das ações…. Achei que essa reunião foi a mais coordenada – pois estamos falando a mesma linguagem e se entendendo. Todos estão puxando e levantando a mesma bandeira, não está cada Cáritas querendo aparecer mais que a outra, agora estamos num processo de fortalecimento e ajustes, acho que encontramos o caminho”.

O primeiro dia (25), deu inicio com uma analise de conjuntura do Bispo Diocesano de Apucarana Dom Celso. O bispo ressaltou que a juventude deve ser o nosso foco, e destacou que a Cáritas deve caminhar em parceria com as Pastorais Sociais, e frisou “a Cáritas se faz necessária hoje”. Ainda no primeiro dia tivemos um diálogo sobre Juventude, com Luiz Fernando Rodrigues de Maringá/PR, que fez o seguinte ênfase em sua fala “devemos olhar a juventude como potência e não com desconfiança, devemos promover o protagonismo da juventude, empoderar a juventude”. Ainda neste dia foi feito um diálogo sobre Economia Solidária, celebração da Santa Missa e ao final o dia foi celebrado mais um ano de vida do bispo referencial da Cáritas no Paraná Dom Geremias.

O segundo dia (26) foi de construção do POA 2013, foi dividido em três momentos: primeiro foi ouvido as prioridades das Entidades Membros, segundo momento foi feito um trabalho em grupo e terceiro momento fechamento de prioridades. Esses momentos foram de fundamental importância para caminhada do regional, pois foram definidas as seguintes ações: Mobilização das comunidades contra o barramento dos rios no Paraná; Seminários para diálogo sobre Economia Solidária; formação de Conselheiro; trabalho com a juventude; comunicação das ações da Cáritas; e oficina de Mobilização de Recursos.

A reunião foi muito produtiva e veio fortalecer e consolidar a rede Cáritas no Paraná: como avalia Renato Lima, que pela primeira vez participou da reunião, por ser um recém contratado da ARAS/Cáritas de Maringá ressaltou: “minha avaliação pessoal, eu estou até mesmo um pouco assustado em fazer parte de algo tão grande e organizado como é a Cáritas, sinceramente não estava acostumado com esse tipo de reunião, porém estou gostando muito da experiência… e do meu ponto de vista a assembleia foi muito produtiva, achei que as atividades que foram decididas enxugaram bem o calendário dando maior mobilidade para que a mesmas sejam realmente cumpridas”.

Amauri Antonio Mossmann – Secretário Executivo C. B. Regional Paraná.

No related posts.