Aconteceu nos dias 13 e 20 de Abril o Itinerário Formativo em Economia Solidária (ECOSOL), iniciando às 09 horas e termino às 17 horas. Intuito de levar formação e informação aos empreendimentos e pessoas que trabalham com iniciativas de ECOSOL.

Estiveram presentes 50 participantes no Itinerário. Articulado pela Rede Marista de Solidariedade, com apoio da Cáritas Brasileira Regional Paraná, Instituto Marista de Solidariedade e Secretária do Trabalho de Curitiba.

O Itinerário aconteceu em São José dos Pinhais, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de São José dos Pinhais. Estiveram participando atores de São José dos Pinhais, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Araucária, Almirante Tamandaré e Santos/SP.

O Itinerário realizou-se em dois Sábados seguido onde em cada período foi trabalhado conteúdos diferentes como: o que é economia ECOSOL (ECOSOL o que é isso; Movimento x Políticas Públicas; e história da ECOSOL); Outro mundo é possível; segundo Sábado foi trabalhado Comércio Justo e Solidário; e sustentabilidade dos empreendimentos.

Na avaliação dos participantes tivemos falas como: “Que compreendi muitas coisas”; “Que partiu de uma construção coletiva”; “Que proporcionou partilha de experiência”; “Os temas foram proveitosos e geraram muitas ideias”; “Que pessoas se mobilizam para discutir possibilidades de uma nova economia”; “Só dois dias foi pouco para tudo que se tinha que falar”; “Articulação e aproximação com o IMS e com a Caritas”.

Percebemos que o Itinerário alcançou o seu objetivo de levar a formação e informação e de aproximação das Entidades de Apoio com os Empreendimentos de ECOSOL.

“Temos dores comuns temos, temos também soluções, alternativas comuns. Por isso precisamos nos encontrar para partilhar o que temos comum para construirmos saídas comuns”.

Por Amauri Antonio Mossmann, Secretário Executivo da Cáritas Brasileira Regional Paraná.