Como evento da 5ª Semana Social Brasileira, aconteceu nos dias 25 e 26 de Maio o IV Encontro Regional das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 da CNBB, na Diocese de Guarapuava, região centro-sul do estado do Paraná. Das 18 Dioceses do Regional, estiveram presentes 15, com a participação de 75 representantes de pastorais, organismos e movimentos sociais. Dentre os participantes estiveram leigos/as, religiosas/os, diáconos e padres.

O tema do encontro foi Pastorais Sociais: desafios e perspectivas a partir do estado que queremos para a sociedade do bem viver. A temática foi desenvolvida em comunhão com a 5ª SSB, cujo tema Estado para que e para quem. O encontro teve assessoria do Pe. Nelito Dornelas, assessor da CNBB nacional, que fez Análise de Conjuntura e acompanhou o desenvolvimento do encontro. Após análise de conjuntura nacional, foi apresentado síntese do que as Dioceses trabalharam sobre a 5ª SSB.

Com esse encontro foi possível perceber que muitas dioceses estão num processo de rearticulação das Pastorais Sociais enquanto coletivo. Estiveram presentes representantes da Coordenação dos Movimentos Sociais do Paraná o qual falou da articulação para enfrentamento contra as privatizações no estado do Paraná. Todas as dioceses saíram com propostas de articulação e continuidade do debate sobre a 5ª SSB.

O evento nacional da 5ª SSB será entre os dias 2 e 5 de setembro em Brasília/DF.

O Encontro Regional das Pastorais Sociais foi permeado de espiritualidades da caminhada das pastorais, entre missa, celebração dos mártires, místicas e apresentação cultural com grupo da bandeira do Divino de Guarapuava.

Jardel Neves Lopes / Coordenador Regional das Pastorais Sociais.