A Assembleia da Cáritas Brasileira Regional Paraná que aconteceu nos dias 19 a 21 de Junho contou com três momentos bem distintos:

Num primeiro momento tivemos uma oficina de formação sobre Economia Solidária, que foi facilitada por Fernando Zamban, assessor da Cáritas Brasileira, Articulador Nacional do CFES. A oficina atingiu seu objetivo de proporcionar um conhecimento mais aprofundado do tema e n aproximar o Regional Paraná das discussões da Cáritas Brasileira, pois já são trinta anos que a Cáritas vem contribuindo nesta reflexão e construção da Economia Solidária.

No segundo momento, nos dias 20 e 21 pela manhã tivemos o monitoramento, que tem por finalidade rever as atividades realizadas, os resultados já alcançados, as dificuldades e as atividades ainda por serem realizadas neste ano de 2013. O monitoramento faz parte do processo cíclico proposto pela metodologia adotada pela Cáritas Brasileira. Foi um momento muito importante, pois possibilitou que as entidades pudessem perceber os frutos já alcançados.

Já no terceiro momento aconteceu a eleição da nova diretoria para o próximo quadriênio. Sendo que foram eleitos 5 novos membros para o Conselho Gestor do Regional, sendo eles: Pe. Zenildo Megiatto (Associação de Reflexão e Ação Social – ARAS Cáritas de Maringá), Diácono Dirceu Pereira da Silva (Cáritas Diocesana de Apucarana), Reginaldo Urbano Argentino (Cáritas Diocesana de Apucarana), Pe. José Aparecido Pinto (Ação Social do Paraná – ASP Cáritas de Curitiba), Diácono Luiz Cézar Silva (Cáritas Diocesana de Ponta Grossa) e permanecendo da outra Diretoria José Carlos Souza da Silva (Caritas Foz do Iguaçu).

Na avaliação dos participantes a assembleia foi um momento muito importante para consolidarmos a rede Cáritas no Paraná um momento para avaliar, refletir planejar e celebrar a caminhada da Cáritas.

Por Amauri Antonio Mossmann, Foto: Karine Carvalho/ASP.