12ª Jornada de AGROECOLOGIA

Construindo o Projeto Popular e Soberano para a Agricultura

Escola Milton Santos – Maringá – PR

07 a 10 de agosto de 2013

Maringá, 29 de julho de 2013.

De 07 a 10 de agosto de 2013, na Escola Milton Santos, em Maringá, será realizada a 12ª Jornada de Agroecologia, com a expectativa de reunir 3.500 mil participantes, envolvendo: sem terras, acampados, agricultores familiares, camponeses, colonos, quilombolas, indígenas, posseiros, faxinalenses, mulheres, jovens, estudantes, professores, pesquisadores, agentes pastorais, técnicos extensionistas da rede de assistência técnica, redes de escolas de agroecologia, delegações sindicais, ONGs, profissionais da rede de educação e saúde, articulação de consumidores, rede de economia solidária, etc; além da representação de agricultores de demais regiões do Brasil como também representantes de organizações da América Latina.

As Jornadas de Agroecologia, iniciadas em 2002, constituíram-se em um processo que aglutina ações permanentes que promovem a Agroecologia, a soberania alimentar, a biodiversidade, a sementes crioulas, a Educação do Campo, a educação ambiental, a organização e a capacitação das comunidades rurais, a agroindústria, as feiras de comercialização de produtos saudáveis, e o fortalecimento de uma filosofia cultural solidária e emancipatória.

Desde a criação da Escola Milton Santos, em 2002, e com mais intensidade nos últimos 4 anos,temos recebido reiterados convites para palestras, aulas monitoras e visitas de campo de professores dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas da UEM, interessados em conhecer experiências da Educação do Campo na região. Há que considerar também a criação, em 2013, do Curso de Pedagogia – turma especial para Educadores do Campo na UEM, que traz a discussão da Educação do Campo e dos Movimentos Sociais para dentro da universidade com mais intensidade.

Neste sentido, a Via Campesina, a Coordenação da Jornada de Agroecologia e a Escola Milton Santos,  tem a satisfação de convida-lo a participar das atividades da 12ª. Jornada de Agroecologia (programação em anexo), e em especial do Seminário: “Educação do Campo e Formação em Agroecologia” a ser realizado dia 9 de agosto de 2013 das 14:00 às 17:30 horas no auditório do bloco I-12, na Universidade Estadual de Maringá-UEM.

Colocamos-nos a disposição para quaisquer esclarecimentos que por ventura se tornem necessários. Desde já agradecemos a atenção e contamos com vossa presença.

Atenciosamente,

Coordenação da 12ª Jornada de Agroecologia