No próximo dia 5 de Outubro celebraremos 25 anos de promulgação da Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Para marcar este momento o CEPAT, juntamente com diversas outras entidades, dentre elas a Cáritas Brasileira Regional Paraná, estará promovendo quatro dias que antecedem este momento reflexões dos: avanços, retrocessos e novos desafios.

“Desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988, o nosso grande desafio continua sendo a constituição permanente de uma sociedade cada vez mais democrática e garantidora dos direitos cidadãos para todos, sem distinção. O imperativo por novos canais de participação da sociedade civil, na gestão das questões de interesse coletivo, torna a retomada do significado de nosso Processo Constituinte extremamente atual. É necessário reconhecer os passos que tocam dados, contudo, sem deixar de evidenciar os latentes retrocessos nessa caminhada. A sociedade que podemos ser, a partir da chamada Constituição Cidadã, ainda parece ser um projeto inconcluso”.

Embora celebramos 25 anos da constituição ainda desconhecemos a própria constituição. Temos uma constituição que vem garantir os direitos de todos os cidadãos e cidadãs, que devem ser garantido primeiramente pelo Estado.

Será dia primeiro ao dia quatro de Outubro, os quatro encontros serão a noite, das 19 horas às 20 horas. Para maiores informações CEPAT (41) 3349-5343 ou pelo e-mail: cepat.cepat@terra.com.br.

Por: Amauri Antonio Mossmann