Nos dias 21 e 22 de novembro aconteceu em Umuarama, Paraná a Reunião Ampliada do Conselho Gestor da Cáritas Brasileira Regional Paraná e a Oficina de Mobilização de Recursos.

Como de práxis tivemos a reunião ordinária do Conselho para avaliar as atividades do ano de 2013 e apontar algumas ações a serem priorizadas. Foram apontados as seguintes ações: prioridade I: Economia Solidária e Campanha internacional: Combate a Fome e a Pobreza; prioridade II: Campanha da Fraternidade 2014, Marco Regulatório, Fóruns de Assistência Social e Imigrates; prioridade III: Plano de mobilização de Recursos e Formação de novos agentes.

Antecedendo a reunião do Conselho nós tivemos a Oficina sobre Mobilização de Recursos que foi assessorada pela Renata, assessora do Secretariado Nacional, que trabalhou o conceito de Mobilização de Recurso, que não se restringe ao dinheiro, mas sim dinheiro, pessoas e coisas; além de abordar sobe as estratégias para a mobilização. Por fim foi apresentado um Plano de Mobilização de Recurso que foi detalhado e enfatizado devido sua importância dentro do tema. Todos os representantes das entidades membros que participaram da oficina assumiram o compromisso de no próximo ano elaborar o plano de mobilização de Recurso em sua entidade, bem como o Regional da Cáritas. Na avaliação dos participantes a oficina foi muito oportuna e ira contribuir para encaminhar a sustentabilidade das Entidades menbros, além de ser mais um momento de muitas partilhas e construção de caminhos para construção da sustentabilidade da Cáritas Regional Paraná.

Por Amauri Antonio Mossmann, Secretário da Cáritas Brasileira Regional Paraná.