No dia 29 de março foi realizada na faculdade de direito da UFPR da praça Santos Andrade, em Curitiba-PR a 1ª CEMIGRAR (1ª Conferência Estadual sobre Migrações e Refugiados do Paraná), com a presença de mais de cinquenta pessoas, da Sociedade Civil Organizada, governo, alunos, professores, Migrantes e Refugiados. A Cáritas Regional Paraná se fez presente por meio do secretário regional e das entidades membros.

A 1ª CEMIGRAR/PR teve por objetivo a preparação para Conferência Nacional (COMIGRAR), que visa reunir migrantes, profissionais envolvidos na temática migratória, estudiosos e representações diversas que vivenciam a realidade da migração e do refugiado, para uma reflexão coletiva e elaboração de aporte para a construção da Política e do Plano Nacional de Migração e Refugiado.

A conferência foi conduzida por uma metodologia participativa, com a colocação dos problemas e aprofundamento da temática migratória e a partir dessas motivações foram formados grupos para discussão de cinco eixos: igualdade de tratamento e acesso a serviços e direitos; Inserção social, econômico e produtivo; Cidadania cultural e reconhecimento da diversidade; abordagem de violação de direitos e meios de prevenção e proteção; Participação social e cidadã, transparência. Com base nos debates dos temas nos grupos foram indicadas propostas para elaboração da Política Nacional.

De cada eixo foram selecionadas três propostas prioritárias que deverão ser levadas para a COMIGRAR pelos dezesseis delegados, sendo que foram eleitos oito delegados na CEMIGRAR e outros oito foram indicados pelo Governo Estadual.

Além da Conferência Estadual, acontecerão as conferências municiais e conferências livres, que deverão ser realizadas até o dia 5 de Abril, sendo que a COMIGRAR será no dia 30 e 31 de maio e 1 de junho em São Paulo.

Segundo os Migrantes e Refugiados esta conferência foi um momento que oportunizou a expressão das opiniões e possibilitou a manifestação das necessidades deste grupo que busca melhor condição de vida.

Por: Amauri Antonio Mossmann

No related posts.