No início do mês de junho, representantes do Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Helder Câmara visitaram o Centro de Referência de Pinhais (PR), o qual foi inaugurado em outubro de 2013, sendo o primeiro Centro do Paraná com vinculação à Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Durante a visita, os representantes do CRDH de Curitiba conheceram as principais demandas do Centro de Pinhais: atendimento aos haitianos (orientações qua
nto a documentação e prevenção ao trabalho escravo), assessoria a associações de bairros, discussão sobre juventude e violência, oficinas com mulheres, mostra de cinema, palestras temáticas e encaminhamentos para CREAS e CRAS. Atualmente, o destaque tem sido para o acompanhamento aos haitianos, uma vez que o muitos estão morando no município e diversos estão sofrendo com a violação de seus direitos.

O Centro de Referência de Pinhais tem em sua equipe um coordenador, um psicólogo, um assistente social, um advogado, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços sociais e três estagiários das áreas de psicologia, direito e serviço social. Em sua área de abrangência geográfica, além de atender ao município de Pinhais, o Centro atende São José dos Pinhais, Piraquara, Colombo e Quatro Barras.

A visita do CRDH Dom Helder Câmara ao parceiro de Pinhais dá início a construção de uma nova rede de projetos e ações que unirá forças e atuará num trabalho coletivo em prol dos direitos humanos da Região Metropolitana de Curitiba.

Por: Rafaela Bez, estudante de jornalismo e voluntária de comunicação da Cáritas Paraná.

No related posts.