Temas como a Semana da Solidariedade, a Campanha Mundial “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, o congresso e a assembleia nacional da Cáritas Brasileira, previstos para ocorrer no próximo ano, estão entre os pontos de pauta da 84ª Reunião do Conselho Consultivo da Cáritas, que aconteceu essa semana, em Brasília.

Na segunda e terça pela manhã aconteceu o Seminário Políticas Públicas, onde se discutiu a participação da rede Cáritas nos Conselhos. Do Paraná, estavam presentes o secretário-executivo da Cáritas PR, Amauri Mossmann, de Curitiba, a Érica e o Luiz, onde ambos partilharam, durante o encontro, a experiência da participação

Foto: Cáritas Brasileira

da Cáritas Diocesana de Ponta Grossa no Conselho Municipal de Assistência Social. “Foi um momento muito rico de construção da postura da Cáritas em relação a estes espaços de controle social”, resgata a equipe da Cáritas PR.

Também aconteceu a Reunião do Conselho Consultivo, a qual é um espaço onde se discute e se encaminham demandas e também se monitoram prioridades, revisando estratégias. “Destacamos a revisão das estratégias da efetivação da Campanha Mundial, principalmente na reconfiguração das Rodas de Conversa e Mapeamento da Pobreza e Fome”, conta Amauri.

Na 84ª edição da Reunião do Conselho Consultivo, participaram um representante do secretariado e um do conselho gestor dos regionais, além da Diretoria Nacional e do Secretariado Nacional, totalizando 36 pessoas.

Por Rafaela Bez, estudante de jornalismo e voluntária de comunicação da Cáritas/PR