A troca de experiências e o fortalecimento das ações sociais da Igreja foram alguns dos objetivos que impulsionaram a realização do Primeiro Encontro das Organizações Sociais Católicas de Curitiba, realizado pela Obra Social Santo Anibal, pelo Fundo Diocesano de Solidariedade, a Arquidiocese de Curitiba e pela Cáritas Brasileira Regional Paraná. O encontro aconteceu na última semana (06/12), na Cúria Arquidiocesana de Curitiba e contou com a participação de cerca de 60 colaboradores, os quais representavam mais de 40 entidades sociais católicas.

“Unimos momentos de acolhida e espiritualidade, além de momentos que destacamos a importância de nós, enquanto representantes sociais da Igreja Católica, nos reunirmos para trocar experiências e nos reconhecermos como Igreja – como ação do próprio Jesus no mundo”, relata Amauri Mossmann, secretário-geral da Rede Cáritas Regional Paraná.

Além dos momentos de integração entre as entidades presentes, houve também a apresentação desses grupos, onde falaram um pouco sobre os principais serviços e ações que realizam. Nesse aspecto, os pontos que merecem destaque é a importância da diversidade de serviços e trabalhos oferecidos por essas entidades e também a quantidade de pessoas beneficiadas com o trabalho colaborativo dos membros dessas organizações.

“Como forma de embasar esse aspecto social que a Igreja tramita nas comunidades, o teólogo João Santiago fez uma análise utilizando a abordagem social como princípio Cristão”, explica Amauri.

Como encaminhamento final, os representantes definiram que há necessidade de novos encontros para maior integração da equipe, como também um momento de formação sobre o Marco Regulatório da Sociedade Civil Organizada e o estudo e reflexão da Campanha da Fraternidade 2015: “Fraternidade: Igreja e Sociedade – A íntima conexão entre evangelização e promoção humana (EG 178)”, a qual convida para o trabalho em rede, partilhando experiências e pontos de vista para construção de pontes e garantia na efetividade das ações.

Por Rafaela Bez, estudante de Jornalismo e voluntária de comunicação da Cáritas Brasileira Regional Paraná