O que é uma Conferência? O que são as conferências de Políticas públicas de Juventude

Uma Conferência é um espaço de participação social, geralmente convocado pelo poder público federal, que tem por objetivo a participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão de uma determinada política ou de um conjunto de políticas públicas. É um espaço de debates, no qual um grupo de pessoas se reúnem para discutir acerca de temas específicos. No caso das conferências de Juventude, se tem por objetivo escutar as juventudes a respeito de suas demandas.

O que significa participar?

As conferências de juventude são importantes instrumentos para conquista de direitos. Ninguém melhor que as (os) próprias (os) jovens para dizer o que as juventudes têm urgência. Aquilo que a juventude pautar poderá ser utilizado pelo poder público na hora de planejar políticas públicas para Juventude nos municípios, estados e para o país.

Quais foram os temas das conferências nacionais de juventude anteriores? 

  • 1ª Conferência Nacional de Juventude (2008) – Levante Sua Bandeira
  • 2ª Conferência Nacional de Juventude (2011) – Conquistar Direitos, desenvolver o Brasil.
  • 3ª Conferência Nacional de Juventude (2015) – As várias formas de mudar o Brasil

O que o Tema desta conferência quer provocar?

Assim como diversas são as realidades juvenis, também são diversas as formas que as juventudes brasileiras podem colaborar na construção de um país melhor. A mudança começa pelo nosso bairro, pela nossa cidade. “De que forma podemos mudar nossa cidade”? É a pergunta que tentaremos responder nessa etapa da conferência.

Quem participa da conferência de juventude?

Existem várias formas de participar de uma conferência. Pode-se participar como Observador, Convidado e Delegado.

  • Observadoras (es), são aquelas pessoas que podem acompanhar todo o processo de conferência, tendo direito a voz em todos os momentos, ou seja; podem dar sua opinião nos temas debatidos.
  • Já as (os) delegadas (os), não só têm direito a voz, como também tem direito a voto. Isto quer dizer que na hora de decidir sobre a aprovação de uma proposta e/ou encaminhamento somente os delegados podem votar.
  • As (os) convidadas (os), são pessoas convidadas para fazerem pronunciamentos
    . Podem ser autoridades governamentais e/ou pessoas que tenham domínio no assunto a ser debatido na conferência, a fim de colaborar na fundamentação das propostas apresentadas.

Quem são os Delegados? 

Na Etapa Municipal de Curitiba teremos 350 delegadas (os).

  • 150 serão eleitas (os) nas pré-conferências realizadas nas 10 regionais de Curitiba, elegendo em cada uma delas 15 delegadas (os). Estes deverão obrigatoriamente ter entre 15 e 29 anos.
  • 120 serão representantes de instituições que desempenham trabalhos voltados às juventudes sendo:
    • 40 para entidades de defesa de direitos da juventude;
    • 40 de atendimento à Juventude e;
    • 40 de movimento estudantil.
  • 80 vagas para representantes da Comissão Organizadora Municipal, sendo:
  • 36 representantes das entidades da sociedade civil que componentes da Comissão; e 44 representes das do poder público executivo municipal.

 

O que acontece na conferência?

No início da conferência, além das falas de abertura, acolhida e contextualização é lido e colocado para aprovação ou mudanças o documento que dirá as normas da conferência, chamado de regimento interno. Já em outro momento, acontecerão os grupos de trabalho, cada qual discutindo um dos eixos 11 eixos do Estatuto da Juventude; este momento contará com facilitadores, que com experiência no assunto, colaborarão no processo de discussão, apresentando mais elementos que auxiliem na fundamentação das propostas apresentadas. As propostas aprovadas serão apresentadas na plenária maior. Na etapa municipal serão eleitos um número de delegados para representarem o município na Etapa Estadual da Conferência; que por sua vez elegerá propostas e delegados para a etapa nacional.

 

#3ConfJuv                   #MaisDireitos                        #EuMudoOBrasil

Confira a programação das pré-conferências de Juventude em Curitiba.

        

No related posts.