No dia 13 de setembro será realizada, na Diocese de Caçador, no município de Timbó Grande, em Santa Catarina, a 23ª Romaria da Terra e da Água. Com o tema “Romaria do Centenário do Contestado” e o lema: “Redutos de resistência, esperança e encantamento da vida”.

A Romaria é uma iniciativa da Igreja Católica, coordenada pela Comissão Pastoral da Terra e das águas.  Neste ano, a Romaria foi assumida e contará com a participação de todas as dioceses e regionais do Sulão do Brasil: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A Diocese de Caçador está se preparando para acolher milhares de pessoas, neste dia de celebração, reflexão, partilha e compromisso com a defesa da vida.

A terra do Contestado continua marcada pelo conflito ocorrido há cem anos, que assassinou milhares de caboclos e camponeses e, também, pela resistência e esperança desse povo sofrido, esquecido e desprezado, que lutou e luta por dias melhores. Neste sentido, a Romaria quer elevar o estímulo do povo da região e fortalecer as suas diferentes formas de organização, despertando em todos a sensibilidade humana, o respeito pela vida, o repúdio à opressão e à violência, e o cumprimento do mandato do Senhor para que a justiça floresça sobre a terra.

A Romaria da Terra será um grande momento de celebração, para o povo expressar seu acolhimento, sua fé, sua resistência, sua capacidade de partilhar a vida, a terra, a água, os sonhos e as conquistas, na busca constante por uma sociedade melhor, mais includente, democrática, justa e respeitosa da vida em todas as suas dimensões.emails de Transportadoras

É de extrema importância a participação dos movimentos populares, entidades, ONGs e pastorais na luta pelo direito à terra, por isso, a Cáritas Regional Paraná e a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Curitiba estão organizando um ônibus para qualquer um que desejar participar da Romaria. Será um momento muito importante na luta das comunidades e também um gratificante momento de partilhas, alegria e esperança. O transporte sairá de Curitiba, às 23h30 do dia 12/09/2015 (sábado), com o custo de R$ 50.

Se você tem interesse é necessário fazer os seguintes procedimentos:

1) preencher o pré-cadastro no link abaixo;
2) efetuar depósito no valor de R$ 50,00 (dados Bancário informados abaixo);
3) Enviar o comprovante de depósito para o email caritaspr@caritas.org.br, até dia 05 de setembro.
Lembramos que a vaga só será garantida após o pagamento.

PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO https://docs.google.com/forms/d/1ycFHmIez77lYtP1XagheKIEDjIdz5H_XPwemEOyKDcY/viewform

Dados bancários: Caixa Econômica Federal – Agencia: 0369; OP: 003 C/C: 2221-9

Fonte: http://diocesedecacador.org.br/site/romaria-do-centenario-do-contestado-em-santa-catarina/