No ultimo dia 28 e 29 de outubro realizou-se na cidade de Ponta Grossa, a IV Assembleia da Cáritas Brasileira Regional Paraná. Fundada em 24 de maio de 2009, a Cáritas Paraná realiza assembleia a cada dois anos, para recomposição de cinquenta por cento de seu conselho gestor; e a cada quatro anos eleição do Secretário Executivo, como ocorrido na IV Assembleia eletiva, realizada este ano.

Na eleição de Cinquenta por cento do Conselho Gestor da Cáritas Brasileira Regional Paraná foram eleitos (as) Rosangela Ferreira, Pe. Fabio Augusto Welter e Pe. Sergio Bertotti. Após a eleição o Conselho apresentou a composição dos cargos, para aprovação da Assembleia constituída. Ficando o Conselho assim constituído para os próximos 2 anos: Presidente: Reginaldo Urbano Argentino; Vice Presidente: Pe. Sergio Bertotti; Primeira Secretária: Rosangela Ferreira; Segundo Secretário: Pe. Fabio Augusto Welter; Primeiro Suplente: Diác. Luiz Cezar da Silva; Segundo Suplente: Pe. Zenildo Megiatto. Compete ao Conselho Gestor estabelecer a política de ação de acordo com a Assembleia; Acompanhar as atividades do Regional; determinar metas e etapas das prioridades e ações do regional; zelar pela finalidade da Cáritas; entre outras atribuições.

Quanto à indicação do Secretário Executivo, após processo de consulta às entidades membro e aprovação da assembleia, tivemos a recondução do atual secretário Amauri Antonio Mossmann, que por mais quatro anos terá como função Coordenar a gestão geral da instituição; supervisionar as ações das ações da Cáritas no Regional; Monitorar, encaminhar e planejar as ações do Conselho e assembleia; responsável pelas relações; acompanhamento e assessoramento das Cáritas Diocesanas; elaborar a gestão politica, programas, serviços e projetos do regional; entre outras atividades necessárias.

Em sintonia com Caritas Brasileira, a Cáritas Paraná atua sob três prioridades, dentro das quais foram eleitas, nesta assembleia, estratégias de ação para o próximo quadriênio. Na prioridade I “Promoção e fortalecimento de iniciativas locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável”, destacamos como estratégia de ação a Economia Solidárias, Fundos Solidários, Risco Emergência e combate aos grandes projetos de impactos nocivos ao meio ambiente; Em relação à prioridade II “Defesa e promoção de direitos, mobilização e controle social das políticas públicas” destacamos como estratégias de ação formação de Conselheiros de Conselho de Direito, atendimento aos migrantes e refugiados, promoção e defesa dos Direitos Humanos, políticas para a juventude e colaboração na construção de políticas Públicas; por fim para prioridade III “Organização e fortalecimento da Rede Cáritas”, se terá como estratégia ações de assessoramento as Cáritas Arqui/diocesanas, fortalecimento da rede caritas, sustentabilidade da Cáritas no regional, formação de novos agentes, formação Doutrina Social da Igreja, fortalecimento da comunicação interna e externa da Cáritas, formação para as diretorias e conselhos e criação de Cáritas nas dioceses onde não temos Cáritas.

A IV assembleia foi um processo que se teve inicio no mês de junho e teve ampla participação dos agentes Cáritas do Regional. Tivemos ao final uma avaliação positiva do processo construído de uma forma dinâmica e participativa.

A todas e todos que participaram desse processo nossa gratidão. Aos que colaboraram no Conselho nosso muito obrigado e ao novo Conselho obrigado pelo sim a esta missão para continuar construindo esta história no Estado do Paraná.

Escrito por: Amauri Antonio Mossmann